No organismo existem múltiplas moléculas que são essenciais para o seu funcionamento e uma delas é o fósforo. Este mineral deve ser ingerido através dos alimentos que o contêm e é importante incluí-los em nossa dieta em quantidades correspondentes àquelas necessárias para o organismo. Tanto o déficit de fósforo quanto o excesso podem causar problemas de saúde.

Este mineral é indispensável no metabolismo de nutrientes como vitaminas, iões como o cálcio, fazendo parte de células, ossos, outros tecidos, órgãos e processos. Também está presente em muitos alimentos, principalmente carnes, laticínios e nozes

Neste artigo você vai descobrir: qual é o fósforo, em quais funções do nosso organismo ele participa, qual é a ingestão diária recomendada de fósforo, uma tabela com alimentos ricos em fósforo e quais problemas podem ocorrer devido a déficit ou excesso de fósforo. No final do artigo, você saberá tudo sobre esse importante mineral.

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O que é fósforo?

O fósforo (P) é uma macromolécula encontrada em todas as células e tecidos do corpo 1 . Pertence à primeira categoria de minerais e é encontrado em quantidades de até 800g em adultos, dos quais, a maioria (85%) está localizada em dentes e ossos ligados ao cálcio na forma de hidroxiapatita.

O restante está localizado no intestino, pele, fígado, músculos, tecido nervoso, outros tecidos e fluidos biológicos na forma de íon fosfato 2

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Quais são as funções do fósforo?

Sendo um dos principais minerais do organismo, está envolvido em múltiplas funções. A principal delas é a formação de ossos e dentes 3 . Entre as funções de fósforo podemos destacar:

  • Envolvido na manutenção do equilíbrio ácido-base do plasma e entre as células 1,4
  • Desempenha um papel importante no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas . Ajuda na síntese de ATP, uma molécula que armazena e fornece energia ao corpo 3
  • Parte de fosfolipídios, ácidos nucléicos ( DNA, RNA ) e várias enzimas 4
  • É necessário que o corpo produza a proteína para o crescimento 4
  • Ajuda no funcionamento dos rins, contrações musculares, palpitações normais e sinais nervosos 3

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Ingestão Diária Recomendada de Fósforo

O fósforo é de grande importância em nossa dieta e uma certa quantidade deve ser tomada diariamente.

Em pessoas com insuficiência renal, esses valores devem ser moderados ou diminuídos de acordo com as indicações de seu especialista.

De acordo com a idade, uma certa quantidade de fosfato deve ser consumida 3 :

  • De 0 a 6 meses: 100 mg / dia
  • De 7 a 12 meses: 275 mg / dia
  • De 1 a 3 anos: 460 mg / dia
  • De 4 a 8 anos: 500 mg / dia
  • Dos 9 aos 18 anos: 1250 mg / dia
  • Adultos: 700 mg / dia
  • Mulheres que estão grávidas ou amamentando
  • Menor de 18 anos: 1250 mg / dia
  • Mais de 18 anos: 700 mg / dia

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Alimentos ricos em fósforo

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<p style= O fósforo é um mineral que pode ser encontrado em diferentes alimentos, principalmente aqueles que são ricos em proteínas, como carnes, peixes, produtos lácteos, nozes e alguns cereais (que muitas vezes são enriquecidos com este mineral).

Também aqui você pode ver uma lista com a quantidade de fósforo por 100 mg em diferentes alimentos.

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Deficiência de fósforo (hipofosfatemia)

A hipofosfatemia é uma patologia rara, uma vez que o fósforo está disponível em vários alimentos da nossa dieta. Entre as causas da deficiência de fósforo, encontramos 7 :

  • Alcoolismo
  • Hipercalcemia
  • Hiperparatireoidismo
  • Desnutrição grave
  • Causas hereditárias
  • Dano nos rins
  • Falha na absorção gastrointestinal (devido a deficiência dietética ou problemas funcionais)
  • Problemas hormonais
  • Deficiência de vitamina D
  • Abuso de antiácidos
  • Diarreia crónica
  • Leucemia
  • Recuperação da cetoacidose diabética
  • Recuperação da desnutrição

Demonstrações de deficiência de fósforo ocorrem apenas em casos graves. Entre eles encontramos 8 :

  • No sistema nervoso, sintomas de encefalopatia metabólica, sem delírios
  • A nível hematológico, rigidez das membranas e hemólise. Também acidose metabólica e infecção
  • Em ossos, em crianças, está associada a raquitismo e em adultos com osteomalácia
  • Produz dores musculares e fraqueza, miopatias e rabdomiólise que podem causar insuficiência cardíaca e respiratória

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Toxicidade devido ao excesso de fósforo

Altas concentrações de fósforo no organismo podem produzir hipocalcemia geralmente associada a problemas renais ou a uma regulação muito ruim do cálcio 6

Recomendações em pessoas com nefropatia 9

  • Diminuição do consumo de carnes e aumento de leguminosas e legumes
  • Use café em grãos e não solúvel
  • Tome precauções com alimentos processados ​​e refinados. Leia o rótulo do alimento para ver se ele adicionou fósforo ou se a palavra FOS (PHOS em inglês) aparece, em caso afirmativo, descarte-o

Geralmente o controle da dieta é acompanhado pela indicação de drogas que encapsulam o fósforo no trato digestivo, é sempre importante consultar um especialista

Referências

  1. http://www.rdnattural.es/blog/fosforo/
  2. http://www.ipni.net/ppiweb/iaecu.nsf/$webindex/8F8A81C8E455D68F05256BE3002B04F0/$file/F%C3%B3sforo-Un+nutriente+esencial+in+the+diet+human.pdf
  3. https://medlineplus.gov/english/article/002424.htm
  4. http://www.fundaciondelcorazon.com/nutricion/nutrientes/835-fosforo.html
  5. https://espanol.stjude.org/content/dam/en_LA/shared/www/do-you-know-english/nutrition-phosphorous-spa.pdf
  6. https://enfermeriaintensiva.files.wordpress.com/2011/04/metabolismo-del-fosforo-lovesio.pdf
  7. https://www.researchgate.net/publication/250772874_Hipofosfatemia_e_hiperfosfatemia_concepto_fisiopatologia_etiopatogenia_clinica_diagnostico_y_tratamiento
  8. http://www.revistanefrologia.com/en-publicacion-nefrologia-articulo-trastornos-del-calcio-el-fosforo-el-magnesio-XX342164212000477
  9. https://www.kidney.org/sites/default/files/NutritionFlyers_SPAN_Phosphorus.pdf
  10. Tabelas de composição alimentar da Sandoz Nutrition. Barcelona, ​​1977.

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