Ameixa amarela, ameixa vermelha, ameixa preta e ameixa verde : as diferentes variedades de ameixas são as frutas ideais para os primeiros dias quentes da primavera e para se refrescar no verão. As formas destas frutas coloridas, sabor doce e carnudo e ação refrescante são uma opção tentadora e saudável para tomar como um lanche entre as refeições e como uma sobremesa.

Neste artigo, você descobrirá todas as informações mais relevantes sobre a ameixa: quais são, quais são seus principais componentes e valor nutricional, os benefícios para a saúde do consumo de ameixas e quais possíveis contraindicações podem ter.

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Qual é a ameixa?

As ameixas são o fruto das árvores chamadas ameixeiras pertencentes ao género Prunus domestica L. No gênero Prunus são também as cerejeiras ( Prunus avium L.) que nos dão outra deliciosa fruta da estação na primavera: cerejas e cerejas ( Prunus cerasus L.), entre centenas de outras espécies com características semelhantes.

Acredita-se que as ameixeiras e outras espécies do gênero Prunus são nativas da Ásia Central e, por volta de 300 a.C. foram introduzidos na Europa, embora na Península Ibérica seu cultivo é documentado em direção ao século XIV introduzido pelos árabes.

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Composição e valor nutritivo de ameixas

Se você quer saber quantas calorias a ameixa tem você deve saber que ela contribui apenas 45 quilocalorias por 100 gramas. Mas o mais importante é que é um alimento de grande valor nutricional.

O principal componente das ameixas é a água, seguida por carboidratos, entre os quais sorbitol que tem ação laxante, se destaca.

Sorbitol, juntamente com fibras solúveis principalmente pectina e compostos derivados de hidroxifenilxantina, favorecem a absorção de água, movimentos peristáticos no intestino e evacuação, razão pela qual eles são recomendados em caso de constipação .

É também a fonte de provitamina A (especialmente nas variedades de ameixa de cor escura), vitamina E com ação antioxidante e de oligoelementos, especialmente potássio .

A ameixa tem em sua composição ácidos hidroxicinâmicos e ácido ferúlico, juntamente com isômeros de ácido clorogênico, são agentes antioxidantes eficazes capazes de seqüestrar radicais ânion superóxido (altamente prejudiciais às células) e protegê-los da oxidação, para que pudessem desempenhar um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer .

Por outro lado, ameixas secas ou passas são altamente recomendadas nas dietas de mulheres na pós-menopausa pelo seu alto teor de ferro, fibras e fitoquímicos como o boro (um mineral importante para a saúde óssea), e que têm um efeito protetor contra a osteoporose .

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Variedades de ameixas

Há um grande número de variedades que, de acordo com a sua origem, são classificadas em dois grandes grupos: japoneses e europeus

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Entre o grupo de ameixas japonesas, também chamado de japonês-americano, as variedades mais conhecidas são:

  • Golden Japan ou ameixa branca fruto de bom tamanho com forma esférica e caule curto, com pele amarelada-dourada, resistente e brilhante, amarelo-dourada e suculenta, osso aderente.
  • Santa Rosa fruto de tamanho grande, arredondado e ligeiramente em forma de coração, caule curto e fino, a pele é forte e de um vermelho intenso, a carne é vermelha a amarela, suculenta, doce e perfumado
  • Formosa fruto muito grande e arredondado, pele vermelha escura, carne firme, amarelada e açucarada.
  • Burbank ou ameixa vermelha fruta grande, arredondada e muito vistosa, pele vermelha escura, carne firme, amarelada, suculenta e açucarada, osso aderente.

Entre os do grupo de ameixas europeias, são especialmente reconhecidos:

  • Rainha Claurdia de Oullins grande, esférica e verde-clara a fruta dourada, bastante espessa e longa haste, pele aderente, fina mas resistente, carne amarelada, muito suculenta e com um pouco de sabor açucarado
  • Rainha Cláudia verde fruto de tamanho médio e pele arredondada, verde e rosa em insolação, polpa amarelada, osso perfumado e livre.

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Benefícios do consumo de ameixa seca para a saúde

Se você está se perguntando o que é bom para a ameixa e para que serve esta fruta, então descobrirá seus benefícios nutricionais.

Para os seus componentes, o consumo de ameixas, tanto frescas como preparadas ou secas, pode proporcionar grandes benefícios para a saúde cardiovascular, intestinal e até óssea .

Tradicionalmente, são usadas ameixas para tratar o inchaço da barriga e a obstipação . As preparações variam entre consumir a fruta em cru, seco ou tirar a água para deixar a fruta seca encharcada por várias horas (por exemplo, durante a noite e tomar de manhã com o estômago vazio).

O consumo de ameixas secas tem múltiplos benefícios para a saúde, especialmente em épocas do ano, quando a fruta não é obtida fresca, uma vez que são uma boa contribuição energética, bem como nutrientes concentrados, como uma grande quantidade de vitaminas. (vitamina B3, vitamina C e provitamina A, que contribui para a hidratação e regeneração da pele ) e minerais como potássio, cálcio, ferro, magnésio e beta-caroteno.

Ameixas são frutos muito úteis em dietas para regulação de peso, isto é, podem ser seus aliados se você estiver fazendo dieta para perder peso porque são hidratantes, saciantes, nutritivas, diuréticas e ajudam a ir para o banheiro.

Mas também contribuem para a regulação dos níveis de colesterol e hipertensão. Lee As 15 melhores infusões para hipertensão

É necessário adicionar a contribuição para o fortalecimento da musculatura e da massa óssea, bem como para a proteção dental.

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Precauções para o consumo de ameixa

No entanto, vale a pena recordar o seu efeito embora leve como laxante por isso é recomendado, em geral, o seu consumo com moderação, a fim de evitar indigestão.

Pela mesma razão, as pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável, intolerância ao sorbitol ou outras condições associadas à digestão e intestino devem primeiro consultar o médico sobre o melhor maneira em que eles podem consumi-los e as doses recomendadas em cada caso.

Fontes

  • "Caracterização morfológica, isoenzimática e molecular de variedades de cerejas (Prunus avium L.) e cerejas (Prunus cerasus L.) portuguesas", tese de doutorado, Luciano Cordeiro Rodrigues. Madri 2003.
  • "El pluelo", Salvador Bononad Gascon e José Sala Galan. Folhas informativas, Publicações de formação agrária. Ministério da Agricultura, Espanha, 1970.
  • "Cultivo de ameixa ( Prunus domestica e Prunus salicina ), Dr. Pedro Saldívar Iglesias. Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Autônoma do Estado do México, 2017.
  • "Plum. Ameixa, Prunus domestica ", Fundação Espanhola de Nutrição.
  • "Plantas alimentares e propriedades medicinais. Mestre em Nutrição e Alimentação ", María Inmaculada Zas García. Universidade de Barcelona
  • "Ameixas secas: projeções salientes e preços baixos", Bernabé Tapia Cruz e Catalina González Zagal. Escritório de Estudos e Políticas Agrícolas, Ministério da Agricultura do Chile, 2012.

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