A anemia por deficiência de ferro é muito comum, especialmente entre as mulheres. De todos os tipos de anemia, a anemia ferropriva é a mais frequente na população. Este tipo de anemia ocorre porque quando nosso corpo não tem ferro suficiente para produzir glóbulos vermelhos, há uma falta de oxigênio nos tecidos e células do nosso corpo, porque os glóbulos vermelhos são os que distribuem oxigênio por todo o corpo .

.

Importância dos alimentos com ferro

O ferro é um elemento essencial para todos os organismos vivos. É um dos oligoelementos, constituintes inorgânicos em pequenas quantidades que o corpo humano não consegue sintetizar, razão pela qual devem ser obtidos através da dieta.

O ferro é essencial para o desenvolvimento de funções vitais, como a oxigenação, e tem um papel muito valioso no crescimento.

A absorção e concentração de ferro devem ser reguladas, se a quantidade de ferro for escassa, ocorrer anemia por deficiência de ferro, e se estiver em excesso, acumula-se e causa lesão orgânica devido à siderose .

O teor total de ferro em um adulto normal está entre 3,5 e 5 g, com um estado nutricional ótimo, aproximadamente 65% é parte da hemoglobina . A síntese da hemoglobina requer ferro, e existem múltiplos mecanismos pelos quais eles manifestam sintomas de deficiência ou excesso de ferro .

.

Distúrbios do metabolismo

Quando há uma absorção de ferro que excede as exigências do organismo, e como o organismo fisiologicamente carece de um mecanismo para a excreção desse excesso, pode ocorrer o acúmulo do metal que produz danos aos órgãos.

As manifestações tóxicas da sobrecarga de ferro dependem em grande parte da taxa de acumulação e magnitude do excesso, mas o órgão responsável pela resposta é principalmente o fígado. Isso secretará um hormônio proteico que controla os níveis.

A forma mais comum de sobrecarga de ferro é hereditária, são indivíduos nos quais a absorção ocorre duas ou três vezes mais do que o normal. Os depósitos estão localizados em células do fígado, coração, pâncreas, glândula pituitária e paratireóides, como resultado dos quais pessoas desenvolvem hepatomegalia com fibrose e cirrose, cardiomiopatias e endocrinopatias como diabetes mellitus, hipopituitarismo, hipogonadismo e hipoparatireoidismo .

Por outro lado, a deficiência de ferro ocorre quando as exigências do organismo excedem as contribuições, para as quais ocorrem limitações na síntese de compostos fisiologicamente ativos, por exemplo, quando o ferro incorporado é insuficiente para a síntese da hemoglobina ocorre anemia do tipo ferropênico.

O organismo possui mecanismos para regulá-lo, recorrendo a reservas associadas à ferritina e hemosiderina mas se a balança negativa persistir, ela acabará sendo esvaziada.

As principais causas da deficiência de ferro são:

  • Perda de sangue e menstruação pesada ou regras
  • O aumento na demanda (por gravidez)
  • Uma má absorção devido a patologias gastrointestinais
  • Dieta inadequada, que pode ser pobre em ferro e ultrapassar os inibidores de absorção de ferro.

.

Que quantidade diária de ferro precisamos? Aqui você pode ver uma tabela com a Ingestão Diária Recomendada (IDR) ou a Recommended Daily Allowance (CDR) de ferro:

 quantidade diária de ferro "width =" 378 "height =" 249 "/> </p>
<p style= .

Anemia e gravidez

A anemia por deficiência de ferro é uma diminuição na concentração de hemoglobina e os sintomas dependem da taxa de início da anemia.

A perda aguda de 30% leva ao choque e deve ser tratada rapidamente. Mas, quando a anemia surge lentamente, torna-se evidente em sintomas como palidez da pele e membranas mucosas, aceleração da frequência cardíaca e respiratória, aumento do débito cardíaco e desvio do fluxo sanguíneo para órgãos e tecidos vitais. .

A anemia é uma complicação grave que pode ocorrer durante a gravidez e está associada a bebês com baixo peso ao nascer, prematuridade, morte fetal ou perinatal e mortalidade materna.

É importante ressaltar que os fatores responsáveis ​​pela ocorrência da anemia durante a gravidez existem de antemão. Isso é influenciado principalmente por menstruações pesadas e dietas com baixo teor de ferro, ou parasitismo intestinal que desencoraja a absorção desse oligoelemento.

A gravidez e o parto representam um dreno entre 725 e 825 mg das reservas da mãe. Se houver baixos estoques de ferro antes do início da gravidez, o organismo terá primeiro que repor as perdas e expandir a massa de hemácias para atender às necessidades do feto e da placenta.

A ingestão de alimentos ricos em ferro entre 4 e 6 meses de idade é essencial.

.

Como aproveitar ao máximo o ferro na comida

O ferro na comida vem em duas formas: heminic e não-heminic.

O ferro heme está presente nos alimentos de carne (vísceras, peixes, aves e produtos feitos com sangue, como chouriço), sua absorção é entre 25 e 35%.

O ferro não heme é o de alimentos de origem vegetal (legumes, cereais, vegetais de folhas verdes, sementes, nozes), em ovos e leite de vaca. O ferro não-heme é absorvido entre 1 e 10%, dependendo da combinação desses produtos com outros.

Potenciais alimentos inibidores da absorção de ferro não-heme que não devem ser combinados na mesma refeição, são cereais, farelo de trigo e leite. Também chá e café diminuem a absorção de ferro.

]

No entanto, alimentos que devem ser combinados com aqueles que têm ferro não-hemático são aqueles ricos em vitamina C , presente em frutas, legumes, uma vez que são capazes de aumentar a absorção de ferro pimenta ou pimenta [1945906] kiwi, laranja e limão ).

Há algumas chaves a considerar em relação à ingestão de carne, seu descongelamento deve ser feito na geladeira ou geladeira, nunca em água quente ou à temperatura ambiente, pois isso vai perder o ferro. E, quanto aos laticínios, é preferível consumir leite, queijo e iogurte como lanche ou no meio da manhã, com exceção das refeições principais.

 alimentos com mais ferro "width =" 700 "height =" 459 "/> </p>
<p> <span style=

Os 10 alimentos mais ricos em ferro

Estes são os alimentos com maior teor de ferro por 100 gramas de alimento:

A anemia por deficiência de ferro tem vários estágios e os sintomas podem não ficar claros desde o primeiro momento em que aparecem. É melhor prevenir a deficiência de ferro considerando as melhores maneiras de incorporar ferro e facilitar sua absorção.

Inclua uma peça de fruta da época como sobremesa nas refeições, seja laranja, melão, romã, ameixa, goiaba, pêra, etc. Incorpore também saladas e vista-as com suco natural de limão.

Por outro lado, lembre-se de manter o máximo de bebidas possíveis, como chá e café das refeições, porque elas reduzem a absorção de ferro.

Fontes

  • Homeostase do ferro. Mecanismos de absorção, absorção celular e regulação. Laboratório de Análises Biológicas, Departamento de Química Biológica. Faculdade de Ciências Exatas e Naturais. Universidade de Buenos Aires. 2005
  • Medicina Geral Abrangente. Problemas mais freqüentes no sistema hemolinfopoiético. Capítulo 110 Parte XXVIII Anemia. Lilia González Cárdenas, Jesús Serrano Mirabal e Alina Segredo Pérez, Escola Nacional de Saúde Pública, Havana, Cuba. 2014
  • Aspectos importantes da Moringa oleifera : Uma alternativa para tratar a anemia por deficiência de ferro. Rafael Canett Romero, Victor Hugo Domínguez Corrales, Geobanni Torres Montaño. Revista de Ciências Biológicas e Saúde, Universidade de Sonora, México. 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *