Cereais como kamut de trigo o aveia a centeio cevada ou milho constituem uma parte importante da dieta de milhões de pessoas em todo o mundo e uma das os cereais mais consumidos são o arroz. Depois do milho, o arroz é o cereal mais cultivado consumido pela população mundial. O que tem o arroz que o torna tão popular? É um alimento nutritivo, de fácil acesso e muito simples de combinar com todos os tipos de alimentos, tanto em receitas doces como salgadas.

Neste artigo, dizemos o que é o arroz, os tipos mais consumidos de arroz, as propriedades e os benefícios nutricionais do arroz e como preparar este cereal.

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O que é arroz?

Rice, Oryza sativa é um cereal herbáceo da família das gramíneas. Depois do milho é o cereal mais produzido no mundo e 1/3 da população mundial é alimentada com ele.

Sua origem remonta à Ásia tropical e atualmente ocorre em todos os 5 continentes. É cultivada em áreas temperadas ou quentes e úmidas. Faz parte de inúmeras receitas em todo o mundo, combinadas com frango, legumes, como acompanhante ou principal e está presente em pratos típicos de várias regiões como o Sushi no Japão, o risoto na Itália e a paella na Espanha.

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Tipos de Arroz

Você sabia que existem mais de 2000 tipos de arroz? Os mais comuns e consumidos são arroz branco, grãos integrais, arroz selvagem e arroz vermelho. Vamos aprender mais sobre eles

Arroz branco

Obtido através de um processo chamado branqueamento no qual a pele, a faca e o germe são eliminados durante o processo de moagem. É a versão altamente refinada do arroz. Devido ao seu processamento, perde certas qualidades nutricionais encontradas na casca e no germe. Arroz branco pode ser grão longo que deve ser pelo menos 3 vezes maior que a largura e tende a permanecer separado durante o cozimento. De grão médio que é um pouco mais largo e tende a ficar quando cozido, como é o arroz curto que é quase completamente arredondado e é usado para para elaborar rissoto .

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Integral Rice

É aquele arroz que mantém sua pelagem de afrechillo ou farelo da casca, mas que carece de sua camada exterior. Tem cor castanha e é de grão médio a longo. Porque é menos processado, mantém um pouco mais propriedades nutricionais. É rico em fibras vitaminas B, minerais e fitonutrientes . Tem sido associado à diminuição do risco de desenvolver certas doenças, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Requer uma cozedura mais lenta e longa do que no caso do arroz branco.

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Arroz selvagem

Também chamado de selvagem, não é considerado um arroz como tal, embora seja botanicamente relacionado a ele. É uma grama aquática que cresce na América do Norte e no sul do Canadá, em solos pantanosos. É mais fino e mais longo que o resto, preto. Esta erva também é chamada de aveia ou arroz indiano . É baixo teor de gordura, tem uma boa quantidade de proteínas e é rica em fibras. Tem uma textura crocante e textura aromatizada que pode ser ligeiramente reminiscente de avelãs . Corresponde a uma base perfeita para saladas e acompanhar carnes e peixes

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arroz vermelho

É caracterizada por seus tons avermelhados e é uma excelente fonte de vitaminas B, cálcio, ferro, zinco, magnésio, selênio e outros nutrientes. Obtém sua cor vermelha por uma substância antioxidante chamada antocianina, que também é obtida em vegetais roxos escuros. Acredita-se que este composto possui propriedades que podem reduzir a inflamação, alergias, prevenir o risco de câncer e ajudar a perder peso . Combine bem com carnes vermelhas e jogo

E você, você já experimentou esses 4 tipos de arroz? Qual deles você mais gosta?

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Propriedades nutricionais do arroz

Nutricionalmente, o arroz é rico em amido, composto de amilose e amilopectina, que determinam as características do cereal (quanto maior a amilopectina, os grãos ficarão mais viscosos e pegajosos um ao outro). Contém tiamina ou vitamina B1, niacina ou vitamina B3 e ácido fólico ou B9. Possui minerais como fósforo e potássio.

Aqui você pode ver algumas tabelas com os nutrientes do arroz branco e arroz integral:

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8 Benefícios do consumo de arroz

  1. Contribui grande quantidade de energia para a dieta por ser um carboidrato complexo
  2. Não contém glúten, sendo adequado para celíacos e pessoas que desejam reduzir a ingestão de glúten.
  3. É fácil de digerir, por isso é um alimento ideal para pessoas com estômago delicado
  4. Previne a constipação, devido ao seu teor de fibras (apenas arroz integral)
  5. Ajuda a proteger contra doenças como o câncer devido ao seu consumo de antioxidantes e fibras.
  6. É um alimento adequado para pessoas com hipertensão devido ao seu baixo teor de sódio.
  7. Tem um alto valor nutricional
  8. O arroz branco combate episódios de diarréia devido à sua ação adstringente.

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Como o arroz é cozido?

É um prato simples para preparar, no entanto, deve ser levado em conta que para cada medida de arroz deve ser adicionado o dobro da água e no caso do arroz integral deve ser adicionado 3 medidas de água por 1 medida de arroz

Cozinhe em fogo médio-alto até que esteja quase seco, depois abaixe para fogo baixo e cubra até que esteja completamente seco.

É importante ter em conta que tanto o arroz castanho como o arroz vermelho, devido ao seu processamento inferior, requerem mais água e tempo de cozedura.

Também podemos usar a farinha de arroz para massa e fazer a conhecida tempura.

O arroz é muito versátil e podemos usá-lo na gastronomia em receitas doces e salgadas.

Experimente estas receitas com arroz que proponho: a partir de pudim de arroz (sem leite e adequado para vegans) esta deliciosa sobremesa de Pudim de café com creme de arroz e Como fazer arroz caseiro com bebida ou leite .

Qual é a sua receita favorita com arroz?

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