Alguma vez você já teve uma barriga inchada ou barriga inchada ? Ter um abdome inchado tornou-se comum hoje em dia devido ao estilo de vida acelerado e estressante em que vivemos: entre correr para o trabalho, levar as crianças à escola, dietas não saudáveis ​​nas quais muitos alimentos ultraprocessados ​​são incluídos , constipação, gases, alguns medicamentos ou retenção de fluidos podem causar barriga inchada ou barriga inchada.

Para muitas pessoas que sofrem de barriga inchada, não só se torna uma situação fisicamente irritante, mas também é pior quando se trata de gás ou a necessidade de ir de repente para o banheiro.

Uma barriga inchada pode ser a causa de algo relativamente simples de resolver, como o acúmulo de gás para esconder um problema de saúde mais sério, como a presença de um tumor abdominal.

Se você quer saber porque você se levanta ou passa o dia com essa barriga inchada, neste artigo você saberá as causas principais de um abdômen distendido, em que situações é necessário ir ao doutor e o melhor: você pode tentar 5 remédios naturais para barriga inchada .

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O que é uma barriga inchada?

Ter barriga ou abdômen inchados é diferente de engordar ganhando tecido adiposo ou massa gorda ao redor da circunferência abdominal.

Fala-se de estar inchado quando se tem a sensação de ter muitos gases acumulados, o que leva ao estômago protuberante. Pode ser temporário e, às vezes, causar dor e desconforto abdominal.

O melhor termo médico para a barriga inchada é distensão abdominal .

Um abdômen distendido é aquele que é aumentado devido à presença no seu interior de uma substância que pode ser líquida, sólida ou gasosa.

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Que sintomas você sente com sua barriga inchada?

Isso fará com que você se sinta cheio e inchado, principalmente depois de comer certos tipos de alimentos.

Alguns pacientes queixam-se de desconforto e dor e podem ter cãibras. Os sintomas dependerão do que está causando a distensão da barriga.

Em geral, a barriga inchada não é um motivo para se alarmar, no entanto, você deve estar ciente de que isso não ocorre simultaneamente com outros sintomas e de acordo com sua gravidade, é necessário ir ao médico.

Incorporar mudanças em sua dieta e rotina deve melhorar os sintomas, embora isso nem sempre aconteça.

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Causas da barriga inchada ou da barriga inchada

Vamos começar determinando a origem do seu problema com 10 causas comuns de barriga inchada.

  1. Distúrbios digestivos

Entre as pessoas que sofrem de distúrbios gastrointestinais é comum ter distensão abdominal.

Se você já foi diagnosticado com alguma dessas doenças inflamatórias do cólon, como síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa, doença celíaca você terá inchaço, gases, problemas de constipação alternando com diarréia, cólicas dor abdominal, liberação excessiva de gás e problemas de dispepsia ou indigestão.

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  1. Retenção ou ascite de líquidos

Este pode ser um sinal mais sério de saúde e é necessário consultar um médico.

Às vezes, pode acontecer que os fluidos corporais sejam armazenados ao redor da circunferência abdominal, até mesmo na pélvis você perceberá que suas roupas se encaixam com mais força.

As causas podem ser muitas, desde uma infecção até distúrbios hepáticos, incluindo câncer.

Geralmente está relacionado a outros sintomas que você deve verificar: amarelecimento da pele no caso de doença hepática, perda de peso, indigestão, vômito e dor.

Se você não tem doença hepática, renal ou cardíaca, essa causa é improvável.

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  1. Desidratação

Você notou que depois de passar uma noite de festa, consumir álcool ou comer muitos alimentos salgados, no dia seguinte sua barriga acorda mais inchada.

Esta causa ocorre porque o corpo tenta se recuperar da desidratação causada e toda a água que você bebe será retida, além disso você pode mais tarde desenvolver constipação, já que os desequilíbrios de eletrólitos que ocorrem devido ao consumo de álcool retardam os processos digestivos.

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  1. Excesso de gás ou sensibilidade a alimentos

São as causas mais comuns: desde alergias alimentares, intolerância à lactose, sensibilidade ao glúten, até alimentos que causam gases. Ocorre especialmente naqueles alimentos ricos em oligossacarídeos, um tipo de carboidrato de difícil digestão.

Além do desconforto que você sentirá de ter uma barriga inchada, isso causa situações embaraçosas e desconfortáveis, aumentando a necessidade de eliminar gases, tanto arrotos como flatulência (peidos).

Iniciar uma dieta de eliminação pode ajudá-lo a identificar quais alimentos estão causando o inchaço da barriga.

Alguns alimentos que pioram esta situação são os seguintes: leite, milho, cereais com glúten, brócolis, couve, repolho, refrigerantes, ovos e outros, como leguminosas (feijão ou porotos, principalmente).

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  1. Constipação

Fazer as fezes ficarem mais tempo do que deveria no intestino pode causar dor, desconforto, inchaço e estômago inchado. Você tem que comer mais fibras (vegetais de todos os tipos e frutas), consumir mais líquidos (que a água é a bebida principal que você bebe), você deve se mover mais e estar ativo, e a razão mais óbvia. Você deve ir ao banheiro!

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  1. Obstrução intestinal

Se além de ter uma barriga inchada e dura, você tem dor, náuseas, vômitos e constipação, estamos falando de uma possível obstrução intestinal.

Você deve ir imediatamente ao médico se suspeitar dessa causa, uma vez que prolongá-la com o tempo torna-a uma emergência fatal devido à possível ruptura intestinal.

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  1. Menstruação ou alterações hormonais

A maioria das mulheres reconhece antecipadamente quando o período está chegando. Eles começam aqueles sintomas irritantes da barriga inchada, sensação de peso no estômago, retenção de líquidos, problemas digestivos, todos são típicos do conhecido como síndrome pré-menstrual .

Isto é normal, porque durante o ciclo menstrual os níveis de estrogénio aumentam e o revestimento do útero é coberto com um revestimento mais espesso, o inchaço pode mesmo tornar-se maior quando ocorre a ovulação. Se você notar outros sintomas graves, como ciclos irregulares, miomas, dor, você deve ir ao ginecologista.

No final do período menstrual, os sintomas desaparecem.

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  1. Infecções parasitárias

Sentindo-se cólica, excesso de gases, coceira ao redor do ânus, diarréia ou sensação de empurrar para ir ao banheiro, você pode estar na presença de pequenos inquilinos em seu intestino.

Os parasitas intestinais mais comuns são giardíase, Ascaris, taenia e Enterobius.

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  1. Crescimento de órgãos intra-abdominais

Pode acontecer que um órgão cresça demais, causando distensão abdominal entre as causas mais comuns em mulheres que temos:

  • Miomas uterinos
  • Tumores do ovário
  • Tumores de órgãos da cavidade abdominal

Causas nos homens:

  • Obstrução da bexiga devido ao crescimento prostático
  • Fígado aumentado por várias doenças.
  • Cistos renais

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  1. Câncer

É a causa menos comum, no entanto, é fundamental que, se os problemas de distensão abdominal não melhorarem e você sentir mais e mais a sua barriga inchada, apesar dos tratamentos, você deve consultar um médico para determinar a causa.

Um dos sinais de câncer do cólon e do útero é apresentado com esse sintoma.

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Os 5 melhores remédios caseiros e naturais para a barriga inchada

A dieta desempenha um papel fundamental no equilíbrio da quantidade de ar e fezes que o nosso intestino manipula. Uma dieta rica em fibras é necessária para que elas fluam sem problemas. Existem alimentos naturais e ervas que melhoram e combatem o inchaço do estômago, vamos conhecê-los.

  1. Gengibre

Seu uso na medicina asiática por 2000 anos provou ser eficaz no tratamento de problemas digestivos, aliviando cólicas e náusea.

Suas propriedades promovem a liberação de gás e melhoram a circulação intestinal, você pode beber um chá de gengibre todas as manhãs para eliminar essa barriga inchada.

Como precaução, deve evitar a ingestão se tiver problemas de coagulação, gastrite ou úlcera gástrica.

Leia mais sobre as propriedades do gengibre

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  1. Chá de menta ou hortelã

Embora deva melhorar a sua dieta e idealmente ir a um nutricionista procurar aconselhamento profissional e personalizado, se após uma refeição abundante notar inchaço e digestão lenta, pode tomar uma infusão de chá ou de menta ] para aliviar a barriga inchada. Esta erva relaxa os intestinos e estimula os movimentos peristálticos, tornando-os rítmicos e regulares.

Além disso, a menta tem propriedades que melhoram o fluxo da bílis e isso ajuda a digerir melhor as gorduras.

Se você tem azia, evite a hortelã-pimenta, pois em algumas pessoas ela pode aumentá-la.

Leia mais sobre os benefícios da menta .

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  1. Chá verde

Entre as refeições e de manhã com o estômago vazio, você pode preparar um chá verde . Por milhares de anos tem sido usado para acalmar a barriga inchada, ajudando o estômago a liberar seu conteúdo e relaxar os músculos do trato digestivo. As propriedades anti-inflamatórias do chá verde são excelentes para promover a saúde intestinal.

Leia mais sobre as propriedades do chá verde .

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  1. Incorporar probióticos em sua dieta

Os probióticos são bactérias benéficas que colonizam o sistema digestivo e ajudam a eliminar as bactérias nocivas que provocam problemas intestinais. probióticos e prebióticos são atualmente muito valorizados por suas qualidades e pelas melhorias que podem trazer à saúde e ao bem-estar geral. Já foi provado que uma boa saúde intestinal é a chave para um sistema imunológico ideal e uma boa saúde.

Entre os alimentos com probióticos e prebióticos, temos:

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  1. Frutas e vegetais ricos em água

Eles são fundamentais para aliviar o inchaço do estômago naturalmente. Essas frutas e vegetais contêm enzimas minerais, eletrólitos e água que melhoram o processo de digestão e até mesmo muitos atuam como diuréticos.

Tente comer mais vegetais crus ou cozidos no vapor em suas refeições diárias, os melhores são:

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Quando ir ao médico para a barriga inchada

Se os sintomas não melhorarem ou se houver alterações como as que mencionarei abaixo, você deverá consultar um especialista:

  • Dor abdominal persistente ou grave
  • Alterações na cor e forma nas fezes
  • fezes de sangue
  • Perda de peso
  • Sensação de plenitude ou perda de apetite
  • Diarreia
  • Febre
  • Períodos irregulares
  • O volume de evidências aumenta nos gânglios linfáticos da pelve, axila ou pescoço.

Você já sabe a importância de identificar a origem dessa barriga inchada e que, devido a tantos distúrbios e doenças diferentes, é sempre uma boa idéia ir ao médico antes da persistência dos sintomas.

Como medidas complementares, lembre-se de comer com consciência, beber bastante água, exercitar-se diariamente e reduzir o estresse, fazendo coisas de que gosta.

Fontes

  1. Staff da Clínica Mayo. Arroto, gases intestinais e inchaço: Dicas para reduzi-los. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gas-and-gas-pains/in-depth/gas-and-gas-pains/art-20044739
  2. Young Seo, Nayoung Kim e Dong Hyun Oh. Inchaço abdominal: fisiopatologia e tratamento. J Neurogastroenterol Motil. 2013 outubro; 19 (4): 433-453
  3. Entendendo o inchaço e a distensão. 12 de dezembro de 2017. https://iffgd.org/symptoms-causes/bloating-and-distension.html
  4. Brian E. Lacy, PhD, MD. Scott L. Gabbard et al. Fisiopatologia, avaliação e tratamento do inchaço de esperança, hype ou ar quente? HEPATOL DE GASTROENTEROL (N Y). 2011 NOV; 7 (11): 729-739.
  5. Bons alimentos para ajudar na digestão. https://www.nhs.uk/live-well/eat-well/good-foods-to-help-your-digestion
  6. Pittler MH, Ernst Pittler. Óleo de hortelã-pimenta para a síndrome do intestino irritável: uma revisão crítica e meta-análise. Am J Gastroenterol.1998 Jul; 93 (7): 1131-5.

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