O inverno pode ser uma época difícil porque o clima está frio, há dias nublados e menos sol, escurece logo, é ventoso, chove, neva, ele sauda … Estando exposto a todos esses elementos por vários meses pode colocar nossa saúde em risco.

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O que podemos fazer para cuidar de nós mesmos no inverno?

Vamos ajudar o nosso corpo e fortalecê-lo diante da ameaça representada por doenças comuns e freqüentes durante o inverno, como infecções, gripe ou resfriado e catarro, causadas por vírus e bactérias que deprimem nosso sistema imunológico.

Reforçar as nossas defesas pode ser muito simples e é apenas uma questão de saber o que devemos fazer.

Vamos discutir três fatores que podem ser os mais relevantes quando se trata de estar em boa saúde: comer saudável, dormir bem e gerenciar o estresse.

Tome nota das dicas que propomos para fazer você saudável como uma maçã durante todo o inverno.

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Como você se alimenta?

O fator mais importante para o nosso corpo ser saudável: uma dieta saudável adaptada às nossas necessidades.

Baseie sua dieta em alimentos frescos, orgânicos e sazonais (um pouco abaixo você tem uma foto onde você pode vê-los).

Frutas e vegetais de inverno são ricos em micronutrientes, como vitaminas e minerais, alguns deles com ação antioxidante e outros efeitos muito benéficos que protegem nosso corpo.

Incorporando em sua dieta alimentos naturais para o inverno e reduzindo o consumo de junk food e produtos ultraprocessados, o açúcar e a farinha refinada vão cuidar de você sem perceber.

Aqui está uma amostra de alguns alimentos sazonais no inverno

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<p style= Também durante o inverno não podemos deixar de fora alimentos saudáveis ​​como leguminosas (grão-de-bico, lentilha, feijão, ervilha e feijão), nozes (nozes, amêndoas, cajus, etc.) e sementes (gergelim ou gergelim, linho ou linho, chia).

Todos esses alimentos são muito benéficos para o inverno porque, além de fornecer fibra, proteína vegetal, gorduras benéficas e carboidratos, também possuem nutrientes que fortalecem nosso corpo, como vitaminas A ou beta-caroteno, grupo B , C, D, E e minerais como o magnésio, o zinco e o selênio.

Prepare mais receitas de culinária de inverno que ajudem a mantê-lo aquecido e bem nutrido:

  • Guisado
  • Guisado
  • Batatas ou vasos de legumes
  • Sopas e caldos
  • Cremes e purês

É muito interessante incorporar em nossos pratos especiarias que vêm muito bem durante o inverno porque lutam contra o frio e nos fazem aquecer:

  • gengibre
  • canela
  • oregano
  • tomilho
  • alecrim

Todos eles são ótimos para nos ajudar a combater as baixas temperaturas típicas desta época do ano.

Você também pode beber infusões que se sentem muito boas, como infusões de alcaçuz, rooibos, hortelã e chá verde, chá vermelho, chá preto e chá branco.

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Você está estressado?

Tente controlar os episódios de estresse o melhor possível: faça algum esporte, inscreva-se para uma oficina ou curso de uma atividade que atrai para você, fica com amigos, lê, medita, escuta sua música favorita, cultiva um jardim ou um jardim, ir ao cinema, ao teatro …

Está provado que o estresse mantido continuamente deprime o sistema imunológico, portanto, é importante relaxar, estressar o canal e reduzi-lo para manter uma boa saúde.

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Você dorme bem?

Um bom descanso e dormir as horas que precisamos é outro fator a considerar.

Durante a noite, nosso corpo está realizando uma multiplicidade de funções relacionadas à renovação de todos os tipos de estruturas e tecidos que fazem parte de órgãos, músculos, ossos, articulações, sistema imunológico, etc. Não dormir bem e ter perturbado o sono pode alterar essas funções importantes.

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O tabagismo, o alcoolismo e o estilo de vida sedentário também fazem um dano na nossa saúde e podem enfraquecer o nosso sistema imunológico.

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