Couve-flor, Brassica oleracea var. botrytis é a inflorescência ou flor da planta hortícola que recebe o mesmo nome e que é nativa da área do Mediterrâneo. A couve-flor pertencente à família botânica das Cruciferae, bem como outros vegetais, como broccoli repolho ou repolho lombarda mostarda ]o agrião o foguete o ] nabo rabanete e repolho ou couve .

Além da couve-flor com pella ou cabeça branca, existem outros tipos de couve-flor, como a couve-flor verde (que inclui Romanesco) e a couve-flor roxa (estes últimos dois são menos comuns do que a couve-flor branca).

Este vegetal é sazonal principalmente durante o inverno e a primavera. Atualmente, a couve-flor é um vegetal cultivado e consumido em todo o mundo.

A couve-flor tem um sabor suave e pode ser incluída em muitas receitas, tais como: como um prato lateral, enfeitar, como iniciador, em purês de vegetais, sopas, guisados ​​de vegetais, pode ser cozido, vapor, stir-fry, tempura, etc.

Neste artigo, você descobrirá o valor nutricional da couve-flor, suas propriedades, os benefícios do seu consumo e as receitas com couve-flor.

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Tabela com o valor nutricional da couve-flor por cada 100 gramas deste vegetal

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Como você pode ver, este vegetal é nosso aliado e não podemos parar de incluí-lo em nosso menu para tomar uma dieta saudável.

Além da fibra e micro e macronutrientes, o couve-flor nos fornece colina e fitoquímicos, tais como indóis, glucosinolatos e isotiocianatos, alguns compostos muito importantes que dão essas propriedades vegetais:

  • Anti-inflamatório
  • Cardioprotector
  • Antioxidante
  • Neuroprotector
  • Antitumor
  • Hepatoprotective

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Propriedades e benefícios da couve-flor

  • Este vegetal tem proteína vegetal, fornecendo todos os aminoácidos essenciais (9 no caso de crianças e 8 em adultos).
  • A couve-flor é uma fonte de vitamina C, ideal para fortalecer nossas defesas durante o inverno e prevenir doenças comuns durante esta época do ano, como infecções resfriado e gripe.
  • Além disso, a vitamina C com ação antioxidante, contribui para atrasar o envelhecimento, para produzir colágeno, aumenta a absorção de ferro a partir de alimentos de origem vegetal e participa na produção de osso e glóbulos vermelhos
  • Outro micronutriente que contém couve-flor e também melhora a resposta do nosso sistema imunológico é o magnésio. Além disso, o magnésio é importante para o bom funcionamento do nosso intestino e dos sistemas nervoso e muscular.
  • O potássio, presente neste vegetal, também é importante para as funções desempenhadas pelos sistemas nervoso e muscular.
  • A couve-flor nos dá enxofre, um mineral que melhora as funções dos rins e ajuda a inibir a proliferação de células de câncer .
  • A colina é um componente deste vegetal que mostrou ter um papel vital nas diferentes funções realizadas pelo nosso organismo, nas funções de metabolismo, no desenvolvimento do cérebro e neurotransmissores e também é importante na proteção nosso fígado e ajuda prevenir doenças degenerativas como a demência.
  • Outros nutrientes fornecidos pela couve-flor são as vitaminas do B. Essas são muito importantes porque participam de muitas funções em nosso corpo: desde a prevenção de defeitos na formação do feto (com vitamina B9 ou ácido Ácido fólico) para participar do funcionamento dos sistemas imunológico, nervoso e digestivo, produção de anticorpos ou manter uma pele saudável.
  • O conteúdo de vitamina K deste vegetal contribui para a coagulação sanguínea adequada.
  • A fibra da couve-flor é benéfica para a nossa saúde. O aumento da ingestão de fibras está associado a menor risco de doenças como diabetes, hipertensão, doença cardíaca coronária e obesidade.
  • A fibra também é interessante porque regula os níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente benéfico para pessoas com diabetes ou que tem que controlar os níveis de açúcar no sangue .
  • Graças ao alto teor de água da couve-flor, isso nos ajuda a estar bem hidratados e a prevenir ou combater a retenção de líquidos.

A couve-flor, devido ao seu valor nutricional e aos benefícios que traz para a saúde, ganhou em seu próprio direito de estar presente em nossa dieta e incorporá-lo em receitas quando estiver na temporada.

Este vegetal é ideal durante todas as fases da vida, também é especialmente interessante para as pessoas que desejam perder peso e fazer dieta para perder peso, porque a couve-flor é um alimento nutritivo, o que nos dá fibra e tem uma valor calórico muito baixo.

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Receitas com couve-flor

  • Couve-flor cozida no vapor
  • Couve-flor cozida no forno
  • Couve-flor com bechamel
  • Creme de couve-flor
  • Couve-flor com paprika
  • Couve-flor com alho arriero
  • Couve-flor assada
  • Couve-flor com amêndoas e alho
  • Couve-flor em vinagre em vinagre

Existem muitas maneiras diferentes de desfrutar da couve-flor na cozinha, mas sim, se você quiser aproveitar ao máximo os benefícios e propriedades deste vegetal nutritivo, tente vaporizar para que a perda de nutrientes não seja significativa.

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