O número de pesquisas científicas aumenta em relação aos benefícios de saúde dos ácidos graxos ômega 3 . Atualmente, tem havido uma forte demanda por suplementos de ômega 3 e alimentos que contêm essas gorduras saudáveis.

Neste artigo você tem informações sobre o que é o ômega 3, os tipos ômega 3, o que é o ômega 3, quais são suas funções, os benefícios do ômega 3 e quais são os alimentos com o maior conteúdo de ômega 3.

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O que é o Omega 3?

O mais conhecido ômega 3 é um conjunto de ácidos graxos com grandes propriedades para a aquisição de ligações de carbono. Tem características que lhe dão facilidade oxidável.

Os ácidos graxos essenciais ômega 3 não podem sintetizar (criar) nosso corpo, portanto, é importante incorporá-los em nosso corpo através da ingestão de alimentos com ômega 3 . ]

Ácidos graxos ômega 3 geralmente estão presentes em alimentos de origem animal, como peixes azuis e outros alimentos marinhos, como marisco, bem como em alimentos de origem vegetal, como no caso do abacaxi, sementes de linho ou de linhaça, nozes, etc.

Omega 3 é muito importante para cuidar da nossa saúde, é uma gordura saudável necessária para executar algumas das funções mais importantes e habituais do nosso corpo.

O impacto do consumo deste ácido graxo e sua contribuição para os cuidados de saúde começou há mais de 30 anos. Mas foi mais sólido graças à pesquisa realizada em 1996. Desde então, estudos que abordam os benefícios do ômega 3 aumentaram.

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Para que serve o Omega 3?

Conhecer os aspectos benéficos do ômega 3 na saúde tem sua relevância, pois esse ácido graxo é adquirido através da dieta e com a ingestão de suplementos específicos. Não é uma substância que nosso corpo possa criar. Portanto, é importante conhecer os alimentos que podem ser incluídos na dieta habitual para adquirir os benefícios dessa gordura saudável.

As diversas investigações sobre o ômega 3, foram centradas principalmente na redução de doenças cardíacas . Os resultados têm sido tão positivos que a American Heart Association tem como recomendação o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 como peixes ou sementes. Isso é de vital importância para pessoas geneticamente predispostas a sofrer de problemas cardiovasculares.

A função protetora no nível cardíaco é explicada principalmente pelo ácido icosapentaenóico (EPA), que é um elemento precursor de importantes mediadores celulares, como as prostaglandinas 3; que inibem a agregação plaquetária e, portanto, diminuem a probabilidade de sofrer um infarto do miocárdio .

Por outro lado, o ácido docosahexaenóico (DHA) tem sido mais investigado por seu papel como componente das membranas fosfolipídicas que cobrem os neurônios o que explicaria sua possibilidade de melhorar os processos . cognitivo (aprendizagem, memória, linguagem, atenção, percepção, etc.) e sua intervenção para prevenir a doença de Alzheimer .

Finalmente, o ômega 3 em geral tem um efeito anti-inflamatório porque compete com outros ácidos graxos que acabam produzindo mensageiros celulares responsáveis ​​pela atividade inflamatória e oxidativa. Este efeito pode ajudar a manter a condição muscular e, assim, melhorar os níveis de açúcar no sangue (19459003) ou nível de açúcar no sangue (o sistema muscular é responsável por uma grande parte do metabolismo dos açúcares no corpo).

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Benefícios do ômega 3 na saúde

De acordo com uma investigação realizada no San Carlos Clinical Hospital em Madrid, os principais benefícios do consumo de ácidos graxos ômega-3 na saúde estão relacionados com os efeitos anti- inflamatórios e antitrombóticos .

No entanto, os mecanismos positivos de ação no organismo adquiridos pelo ômega 3 dependem do tipo específico de ácido graxo em questão.

Por exemplo, a referida investigação determinou que a EPA facilita a produção de prostaglandinas. Por sua vez, estas substâncias permitem inibir a inflamação dos trombócitos também conhecidos como plaquetas. Em outras palavras, o EPA presente no ômega 3, ajuda a melhorar o funcionamento do sistema circulatório .

Graças à contribuição de uma investigação de origem italiana, que destacou os benefícios adquiridos pelos sobreviventes de enfartes do miocárdio, foi possível determinar o grande efeito antiarrítmico que proporciona a ingestão de peixe azul rico em ácidos gordos. ômega 3.

O ômega 3 também oferece benefícios para uma coagulação sanguínea correta . Um estudo recente na Polônia combinou ômega 3 com aspirina, e um efeito modificador foi determinado em relação à coagulação. Este benefício pode impedir amplamente a taxa de infarto do miocárdio. Além disso, é importante acrescentar que o ômega 3 pode atingir esse efeito sem afetar outros medicamentos importantes para doenças cardiovasculares; como anti-hipertensivos, agentes antiplaquetários e antilipemiantes.

O consumo de ômega 3 está altamente relacionado ao balanço dos níveis de colesterol e triglicérides porque inibe a biossíntese de lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL) e triglicérides no fígado, e aumenta ligeiramente a produção de lipoproteínas de alta densidade (colesterol HDL). Entretanto, embora suas contribuições em relação ao assunto sejam efetivas; É necessário que a pessoa com distúrbios calóricos sofra mudanças em sua dieta e estilo de vida.

Embora o ômega 3 tenha um grande impacto na redução das doenças cardíacas, essa não é sua única contribuição para a saúde. De acordo com vários estudos, incluindo um realizado pelo pesquisador Greg Cole foi determinado que os ácidos graxos ômega 3 reduzem a deterioração neuronal ou o envelhecimento .

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Alimentos ricos em ômega 3

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<p style= A American Heart Association publicou uma lista de alimentos com mais ômega 3 . Entre as principais fontes de ômega 3 são:

Enfatize que tanto o leite de vaca como a carne orgânica têm 50% mais Omega 3 que o leite convencional e a carne.

Baseie sua dieta em alimentos frescos, sazonais e orgânicos, e você não sentirá falta do ômega 3 ou de outros nutrientes.

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Principais tipos de ômega 3

Existem 3 tipos principais de ácidos graxos essenciais ômega 3, conhecidos como EPA, DHA e ALA. Vamos aprender um pouco mais sobre eles

  • Ácido Icosapentaenóico : Este ácido que pertence à cadeia de ómega 3, é conhecido pela sua abreviatura: EPA . É comumente usado na medicina como um medicamento aplicado em pacientes com desequilíbrios metabólicos. Tem uma grande contribuição para pacientes com altos níveis de lipídios no sangue. Esta condição está relacionada a patologias do sistema cardiovascular. A EPA é encontrada em alimentos de origem animal.
  • Ácido docosahexaenóico : Este ácido é encontrado em algumas algas marinhas e vários tipos de peixes. É vulgarmente conhecido pela sua abreviatura DHA . De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, uma contribuição positiva interessante foi encontrada em pacientes de Alzheimer. A pesquisa foi testada em camundongos e, posteriormente, seus resultados foram publicados na revista "Neuron". O estudo mostrou que o ômega 3 tipo DHA ajuda a aliviar significativamente doenças neurológicas. O DHA é encontrado em alimentos de origem animal.
  • Ácido alfa-linolénico : ALA o nome pelo qual este ácido gordo é conhecido; É necessário para a nutrição adequada dos seres humanos. Pode ser encontrado em certos tipos de óleos e, principalmente, em alimentos de origem vegetal. É representado como um dos três tipos mais comuns de ácidos graxos essenciais ômega 3.

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Suplementos de ômega 3 são seguros e eficazes?

Algo que é extremamente importante em relação a esse tópico, é lembrar os efeitos adversos da automedicação. Sempre que você quiser fazer mudanças em torno de nossa saúde e estilo de vida, é necessário ajudar o profissional de saúde correspondente para que, através de uma avaliação, determine os medicamentos mais adequados de acordo com a situação de cada pessoa.

Existem vários suplementos de Omega 3 no mercado. No entanto, é necessário ter indicações médicas prévias para determinar se um suplemento é completamente adequado ou se pode ter efeitos colaterais indesejados.

No entanto, como acontece com qualquer vitamina, mineral, etc. o conveniente é incluir os alimentos que o contêm em nossa dieta. Nenhum suplemento produzirá um efeito tão positivo quanto a própria comida.

Referências

  1. "Contribuição dos Ácidos Graxos Ômega-3 para a Memória e Função Cognitiva" Dan L. Waitzberg & Priscila Garla. (2014) Disponível em: http://scielo.isciii.es/pdf/nh/v30n3/01revision01.pdf
  1. "Efeitos antitrombóticos e anti-inflamatórios dos ácidos graxos ômega-3" Antonio López Farré & Carlos Macaya. (2006) Disponível em: http://www.revespcardiol.org/es/content/articulo/13091597/
  2. "Suplementos de óleo de peixe e vitamina E em sobreviventes de enfarte do miocárdio". Escola de Medicina da Universidade Northwestern, 211 E. Chicago Avenue; STE 1050, Chicago, Illinois 60611, EUA UU (2000) Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10980913
  3. "Ácidos Graxos Ômega 3 e Saúde Muscular Esquelética" Stewart Jeromson, Iain J. Gallagher, Galloway e D. Lee Hamilton (2015) Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc / artigos / PMC4663562 /
  4. "Ácidos gordos omega 3 e doença cardiovascular" A.P. Jain, K.K. Aggarwal, P.-Y. Zhang (2015) Disponível em: http://www.europeanreview.org/article/8446

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