Algarrobo, árvore da qual se obtém a conhecida farinha de alfarroba ingrediente muito tradicionalmente utilizado pelo seu elevado valor nutritivo e propriedades e benefícios para a saúde. Mais recentemente, a alfarrobeira voltou a proeminência porque é usado em receitas doces para substituir o cacau ] .

Para que conheça a alfarrobeira e a farinha de alfarroba obtida a partir das suas sementes, neste artigo contamos tudo o que precisa de saber sobre esta árvore e as suas propriedades e benefícios para a saúde e como utilizar a farinha alfarroba em receitas.

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Qual é o Algarrobo?

A alfarrobeira, cujo nome científico é Ceratonia siliqua é uma árvore que cresce principalmente na região do Mediterrâneo . Esta árvore pode atingir alturas de até 10 metros, suas folhas verde-escuras perenes têm um comprimento entre 10 e 20 cm de comprimento e tem pequenas flores vermelhas, pouco vistosas e sem pétalas.

A alfarrobeira pertence à família botânica de leguminosas, assim como outras leguminosas como as lentilhas beans ou porotos tamarindo ervilhas ou ervilhas beans feijão verde ou feijão verde amendoim ou amendoim etc.

O seu fruto é chamado alfarroba, consiste num vagem comestível de cor castanha escura que envolve as sementes. Essas sementes podem permanecer viáveis ​​por um longo tempo, apoiando os processos digestivos e, em menor grau, o fogo. Quando as sementes da alfarrobeira são moídas, a farinha de alfarroba é obtida.

A alfarrobeira é uma árvore com grande resistência que pode resistir a condições de seca mesmo, isto é devido às suas raízes profundas que capturam a umidade. Mas isso é acompanhado por um desenvolvimento lento (começa a dar frutos apenas 7 a 10 anos depois de ser semeado); no entanto, quando as colheitas começam, elas geralmente são muito produtivas.

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Algarrobo, componentes e princípios ativos

 algarrobo properties "width =" 500 "height =" 333 "/> Os principais componentes que o <em> algarrobo </em> tem para nos oferecer, estão em suas vagens (contendo as sementes) e em As sementes têm um teor de açúcar (glicose, sacarose, frutose), pectina, proteínas, gorduras, ácido benzóico, ácido fórmico, mucilagem e taninos. </p>
<p style= As frutas são ricas em uma goma vegetal com galactomanana (biopolímeros com polissacarídeos amplamente usados ​​como espessantes em alimentos), essa goma é chamada de goma de alfarroba.

A farinha criada a partir de seus frutos tem uma boa quantidade de proteínas de origem vegetal (na verdade, possui 9 aminoácidos essenciais , o teor de lisina sendo ligeiramente inferior), vitamina A vitaminas do grupo B (B1, B2, B3, B6, B9), vitamina C colina e vitamina E . É também uma rica fonte de minerais tais como potássio, magnésio ferro, fósforo, zinco, cálcio, selénio e iodo; finalmente, não podemos esquecer sua quantidade considerável de fibra .

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Alfarroba, propriedades nutricionais

A alfarroba era uma boa fonte de energia, devido à sua contribuição para os hidratos de carbono. Para cada 100 gramas de feijão de alfarroba isso nos dá: 49 gramas de carboidratos, 40 gramas de fibra, 4,6 gramas de proteína e 0,7 gramas de gordura. Em termos de calorias, 100 gramas de farinha de alfarroba têm 220 kcal.

É necessário enfatizar o alto teor de fibra da alfarrobeira e sua ação saciante. É também um bom laxante e um alimento que nos ajuda a prevenir ou combater a constipação

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Outro benefício das propriedades da alfarroba é que ela ajuda a diminuir a absorção de lipídios e carboidratos e diminui os níveis de açúcar no sangue, devido novamente à sua contribuição na fibra.

Também é importante destacar o teor de polifenóis da alfarrobeira.

Também deve ser notado que a alfarrobeira também tem propriedades anti-inflamatório, antimicrobiano, analgésico, prebiótico, antiulceroso, antioxidante e diurético .

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Benefícios e usos do Algarrobo

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<p style= A farinha de alfarroba é muito útil como remédio antidiarreico natural, devido à ação adstringente dos seus taninos; Isso é especialmente perceptível em infecções bacterianas ou parasitárias. Outro efeito benéfico da alfarrobeira é a qualidade prebiótica das fibras de seus frutos, o que favorece o crescimento da flora bacteriana ou da microbiota saudável, algo de vital importância para se ter um bom estado de saúde geral. Leia mais sobre a importância dos prebióticos e probióticos .

A ação digestiva da alfarroba é especialmente benéfica para pessoas que sofrem de problemas digestivos e / ou úlcera gastroduodenal .

A alfarroba é uma mucosa gastrintestinal protetora e reguladora do trânsito; Portanto, pode ter um efeito antidiarréico e, como mencionamos anteriormente, também pode ajudar a regular casos de constipação.

Uma vantagem do uso de farinha de alfarroba em vez de cacau em pó é que a alfarroba não possui componentes desencadeadores de enxaqueca algo muito importante para pessoas que sofrem desse tipo de dor de cabeça .

A farinha de alfarroba também é altamente recomendada para cuidar da saúde dos ossos . Isto é devido ao seu alto teor de fósforo e cálcio; além disso, outros minerais e oligoelementos importantes para os ossos, como o magnésio, o potássio e o boro.

Outro efeito interessante que a fruta alfarroba tem é o de reduzir os níveis de colesterol ; Isso se deve ao fato de que suas fibras diminuem sua absorção no nível intestinal e então o arrastam e o eliminam através das fezes.

Esta excelente comida protege-nos do ataque dos radicais livres e ajuda a retardar o envelhecimento do nosso organismo devido à sua contribuição nos componentes antioxidantes.

A alfarroba pode ser usada em confeitos e receitas doces e pode ser mais bem tolerada do que outros ingredientes ricos em açúcar porque o seu teor de fibra reduz os aumentos de açúcar no sangue . Isso pode ser uma alternativa para pessoas que precisam controlar a glicemia ou os níveis de glicose no sangue.

Para evitar a retenção de líquidos a alfarroba também pode ser útil para aqueles que tendem a acumular fluidos e a procurar remédios naturais com ação diurética.

Finalmente, vamos mencionar o seu efeito como comida saciante. Esta qualidade pode ajudar a perder peso em dietas para perder peso . Isso se deve à mucilagem que contém a alfarroba, que são fibras que aumentam de volume no nível gástrico e, portanto, proporcionam uma sensação de saciedade. É importante beber água quando você come a alfarroba, para que possa aproveitar sua ação saciante.

A farinha de alfarroba é um excelente alimento nutritivo para todas as fases da vida, especialmente aquelas com requisitos mais elevados (como em crianças).

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Usos da alfarroba em receitas culinárias

Como a farinha de alfarroba é usada? Muito simples: em receitas onde o cacau em pó é usado, ele simplesmente substitui a alfarroba pelo cacau. Para tornar mais fácil de ver, veja esta receita de bolo de alfarroba e aqui terá outra receita com algarrob ] para .

A partir de sua semente pode ser extraído um produto chamado goma de alfarroba que é amplamente utilizado para engrossar e estabilizar naturalmente muitos produtos alimentares; como sorvetes, molhos, produtos lácteos, etc .

Apesar de tudo isso, o uso mais atraente é a possibilidade de criar com ele um sucedâneo de chocolate : farinha de alfarroba ; o que é perfeito para quem procura uma alternativa dietética.

Hoje em dia é fácil encontrar doces que contenham em sua composição com farinha de alfarroba; de biscoitos, bolos e bolos, biscoitos e pudins, xaropes, extratos, etc. Mas o mais comum é encontrar o pó de alfarroba .

Referências

  1. Propriedades do fluxo e composição química da farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.) relacionadas ao tamanho das partículas e sua presença nas sementes. Benković M., Belščak-Cvitanović A, Bauman I, Komes D, Sreec S. (2017). Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0963996917304866?via%3Dihub
  2. Constituintes químicos e ações farmacológicas no trato gastrintestinal dos grãos e folhas de alfarroba (Ceratonia siliqua): uma revisão. Rtibi K, Selmi S, Grami D, Amri M., Eto B, El Benna J, Sebai H, Marzouki L. (2016). Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0753-3322(17)32032-2

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