Se você é um amante de legumes talvez você não saiba que existe uma leguminosa que receitas não são comidas do mesmo tipo que as outras: são os tremoços. Os tremoços são sementes comestíveis das quais se destacam sua ação hipocostal, hipoglicêmica, hipotensora, cardioprotetora, antioxidante e muito nutritiva .

Neste artigo, eu digo quais são as propriedades e benefícios do consumo de tremoços, como você deve comê-los e quando não é recomendado para seus possíveis efeitos adversos. e se você ainda não os tiver comido depois de ler este artigo, você será encorajado a fazê-lo.

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O que são tremoços?

O tremoço é um alimento classificado como leguminosa. Conhece-se em forma comum com nomes diferentes: de chochos, tremoço branco, tramusos, almorta, garbancillo branco, entremozo, entre o mais popular.

Lupins recebem o nome científico de Lupinus albus. A palavra lupino vem do latim lupus = Wolf, os romanos chamavam a planta de "herba lupina" (grama de lobos).

Os tremoços são encontrados principalmente na região do Mediterrâneo, mas devido a seus valores nutricionais, seu consumo se expandiu para o resto da Europa e da América Latina.

As sementes de tremoço são arredondadas, com aproximadamente 1-3 cm de tamanho, de cor amarela, devido à zeaxantina, um pigmento natural que pertence à família dos carotenos.

Eles têm um sabor levemente amargo, devido à quantidade de alcalóides que contêm naturalmente.

Há escritos gregos e romanos mencionando o cultivo de tremoço desde 2000 aC

Desde a Segunda Guerra Mundial, os pesquisadores alemães estavam interessados ​​na quantidade de proteínas vegetais que esta planta possui. Este foi o ponto de partida para novos estudos, aperfeiçoando o sistema industrial para obter variedades mais produtivas e outras com sabor doce, ou seja, livres de alcalóides e substâncias tóxicas.

Propriedades de tremoços

As sementes de tremoço contêm quase tantas proteínas de excelente qualidade quanto a soja, aproximadamente 35 a 40%.

É uma excelente fonte de fibras, contém fibras solúveis e insolúveis e hemicelulose, este último é um tipo de fibra insolúvel possuída pela célula vegetal.

Em comparação com a maioria das leguminosas, o conteúdo em carboidratos digestíveis é muito menor e compreende principalmente oligossacarídeos, que são favoráveis ​​à saúde, enquanto o amido é quase ausente na composição nutricional de os lupins.

Seu teor de gordura é variável entre 8-12%, e a melhor coisa é que é uma predominância de ômega-6 e ômega-3 .

Além disso, os tremoços contêm fitoesteróis um componente que é encontrado em alguns alimentos de origem vegetal e que têm excelentes propriedades de saúde: eles têm ação antioxidante, ajudam a diminuir a hipertensão, regulam os níveis de colesterol , ajuda a cuidar da próstata, tem ação antiinflamatória e contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares. Não é ruim, né?

Mas o que torna esta semente especial é ter um componente único na sua espécie conhecido como Lupanina é o alcaloide que se encontra na maior concentração em tremoço e foi demonstrado que tem um efeito hipoglicêmico isto é, reduz o nível de açúcar no sangue (glicemia).

Seu conteúdo em zeaxantina protege contra problemas de visão, impedindo a degeneração macular em idades precoces.

Seu teor de proteína é alto, o que o torna nutricionalmente um alimento muito popular no mundo dos esportes e das pessoas ativas, pois seus nutrientes fazem parte da reserva muscular.

Tem minerais, como potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro e também é rico em ácidos fenólicos, isoflavonóides e flavonóides, que são compostos com propriedades antioxidantes que provaram proporcionar excelentes benefícios para a saúde humana.

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Valor nutricional do lupino

Os tremoços têm muitos nutrientes que variam de acordo com sua apresentação, se eles são crus, que não podem ser comidos, ou se eles são cozidos, secos ou salgados, que são os que geralmente consumimos.

Em 100 gramas de sementes de tremoço, cozidas, cozidas ou salgadas, podemos obter os seguintes nutrientes:

Nutrientes Unidade Valor
Calorias kcal 116
Proteína grama 15,57
Lipídios totais (gordura) grama 2,92
Carboidratos, por diferença grama 9,29
Fibra, dieta total grama 2,8
Cálcio, Ca mg 51
Iron, Faith mg 1,20
Magnésio, Mg mg 54
Fósforo, P mg 128
Potássio, K mg 245
sódio, Na mg 240
Zinco, Zn mg 1,38
Vitamina C, ácido ascórbico total mg 1,1
Folate, DFE μg 59
Ácidos graxos saturados totais grama 0,346
Ácidos graxos trans totais grama 0,000
Colesterol mg 0

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Benefícios para a saúde de tremoços

O interesse pelas sementes de tremoço cresceu. Estimulados pelos benefícios de saúde que proporciona, além de serem fáceis de preparar, são uma fonte de nutrientes necessários ao nosso corpo: alimentos ricos em proteínas vegetais de boa qualidade, fibras alimentares com muitos componentes bioativos e pobres em carboidratos, ideais em uma dieta saudável

Se você ainda tem dúvidas aqui, eu vou esclarecê-las, então você não hesita em outro segundo para comer essas deliciosas iguarias.

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Os tremoços são úteis para diabéticos?

Sim, é uma das maiores vantagens deste vegetal: ele ajuda a proteger contra o diabetes, uma doença que está aumentando rapidamente em todo o mundo.

Como o lupino não favorece a elevação do nível de açúcar no sangue (glicemia), tem um baixo índice glicêmico e estimula a secreção natural do hormônio insulina no organismo, tornando-o um alimento recomendado para pessoas com diabetes, com resistência à insulina, com obesidade ou excesso de peso .

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Os tremoços são bons para o colesterol?

Os tremoços contêm fitoesteróis, que são produtos químicos naturais encontrados principalmente em vegetais e vegetais verdes ou amarelos e são usados ​​para tratar problemas de colesterol.

Foi demonstrado que as suas propriedades ajudam a melhorar e a regular os níveis de colesterol, o que reduz as doenças cardíacas e pode até ter efeitos positivos a longo prazo na pressão arterial elevada contanto que você não coma os tremoços com sal.

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Lupins engordam

Não! Absolutamente, eles são o alimento perfeito: seu alto teor de fibras confere poder de saciedade, seu baixo teor de carboidratos e seu conteúdo em gorduras saudáveis ​​ajudam a manter um peso estável.

Além do fato de que o tremoço ajuda a regular o trânsito intestinal combatendo a constipação outra enfermidade muito comum atualmente.

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Efeitos colaterais e contra-indicações do consumo de tremoços

Existem alguns efeitos colaterais e contra-indicações que você deve ter em mente com essas sementes, caso não as prepare adequadamente antes do consumo:

  • Se a semente é crua, seu sabor é amargo, porque tem alcalóides, antitripsinas e substâncias tóxicas naturais, que podem causar dores de estômago, vômitos, diarréia e flatulência e são prejudiciais ao organismo.
  • Você nunca deve comer verde, cru ou com a vagem que os contém.
  • Se você tem problemas cardíacos ou hipertensão, não deve consumir sua apresentação enlatada devido ao seu alto teor de sal.
  • Pessoas com doença gotosa ou hiperuricemia devem evitar seu uso, especialmente em crises dolorosas, uma vez que as purinas no corpo são transformadas em ácido úrico
  • Reações alérgicas graves foram demonstradas em pacientes com histórico de alergia a amendoim ou amendoim, portanto, seu uso não é recomendado se você tiver esse histórico, sem avaliação prévia por um alergologista.

Lembre-se sempre de consultar seu médico antes, se tiver alguma doença.

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Como os tremoços são levados?

Se você quiser evitar todos esses efeitos e aproveitar ao máximo os benefícios nutricionais fornecidos pelos tremoços, é aconselhável consumi-los cozidos, mergulhá-los por 10 horas e depois disso eles são filtrados ou coados e cozidos em água até ficarem macios.

Ou eles podem ser preparados em conserva com sal, uma vez processados ​​e comer como lanches ou lanches. Os tremoços vendidos enlatados podem ser consumidos diretamente e são a maneira mais comum de comer tremoços.

Pode adicioná-los às suas saladas ou ensopados, vá em frente e experimente-os e prepare variedades culinárias, são pratos muito saborosos com nutrientes ricos.

Fontes

  1. Duranti, Marcello et al. "As principais proteínas da semente de lupino: caracterização e propriedades moleculares para seu uso como ingredientes funcionais e nutracêuticos". Tendências em ciência e tecnologia de alimentos 12 (2008): 624-633. doi: 10.1016 / j.tifs.2008.07.002
  2. Anna Ciccarelli, Cláudia Calabrò, Clara Imperatore, Guglielmo Scala. "Picada por anafilaxia induzida por picada em um paciente com amendoim e alergia a tremoço: consciência dos riscos e papel do diagnóstico resolvido pelo componente". Case Rep Med. 2014; 2014: 892394. Publicado online em 2014 nov 18. doi: 1155/2014/892394
  3. Jessica Capraro, Chiara Magni, Alessio Scarafon, e outros. "Macarrão suplementado com frações de proteína isolada de tremoço reduz o ganho de peso corporal e a ingestão de alimentos de ratos e diminui a concentração de glicose no plasma após o teste de sobrecarga de glicose". Food Funct., 2014, 5, 375
  4. Anna Arnoldi, Giovanna Boschin, Chiara Zanoni e Carmen Lammi. "Os benefícios para a saúde de farinhas de sementes de tremoço doce e proteínas isoladas".
  5. Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Serviço Nacional de Pesquisa Agrícola. Banco de dados nutricional para versão legada de referência padrão

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