Neste artigo, você saberá as informações mais relevantes relacionadas à vitamina D: o que é, os diferentes tipos que existem, o que São obtidas fontes de cada um deles, funções que cada tipo de vitamina D possui, riscos da falta desta vitamina, as 20 melhores fontes alimentares de vitamina D e finalmente quais toxicidade e possíveis problemas podem surgir da ingestão excessiva de vitamina D Aprecie a leitura!

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O que é vitamina D?

A vitamina D é um micronutriente lipossolúvel (solúvel em gorduras), essencial para a saúde, que participa de importantes funções do nosso organismo, como a manutenção óssea e a regulação do metabolismo, principalmente do cálcio e do fósforo, além de jogar inumeráveis ​​efeitos sobre o organismo que iremos desenvolver mais tarde

Os receptores de vitamina D são encontrados em órgãos como fígado, pâncreas, cérebro, pulmões, seios, músculos e, é claro, na pele.

A vitamina D (a vitamina óssea) é também conhecida como calciferol ou "antirachíticos" porque a sua insuficiência começou a ser estudada na sequência de deformidades ósseas chamado raquitismo do ano 1634. Deformidades, principalmente na coluna vertebral, ocorreram em pessoas que viviam em locais com baixa exposição solar ou quando passavam mais tempo em espaços fechados e com deficiências alimentares.

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Tipos de vitamina D

Existem duas classes definidas de vitamina D:

  • Ergocalciferol ou vitamina D2
  • Colecalciferol ou vitamina D3

A vitamina D2 é derivada de plantas e não pode ser produzida naturalmente pelo corpo humano, é adquirida apenas através de alimentos .

Embora a vitamina D3 possa ser obtida por duas vias: é sintetizada pela pele a partir da irradiação dos raios ultravioleta ou também pode ser obtida a partir da ingestão de alimentos rico em vitamina D3 (de origem animal) .

Deve-se notar que 90% dos requisitos de vitamina D vêm da luz solar. Um cálculo estimado mostra que, dependendo de alguns fatores (como latitude, pigmentação da pele, poluição do ar, entre outros) de 15 a 20 minutos de exposição solar das partes descobertas do corpo (face, mãos, braços) contribui 5 vezes mais vitamina D3 do que uma porção de salmão .

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Funções das vitaminas D2 e ​​D3

  • Ambas as vitaminas passam por uma primeira hidroxilação no fígado, depois a molécula de calcidiol circula pelo plasma para um segundo processo de hidroxilação no rim. A partir daí, o metabolismo ativo da vitamina D participa ativamente da homeostase (fenômenos autorreguladores) de cálcio e fósforo no organismo, estimulando a formação da proteína que se liga ao cálcio no intestino e cria condições ótimas para Mineralização óssea .

Assim, desempenha um papel importante no metabolismo ósseo e a consequência mais conhecida da falta deste micronutriente é o raquitismo. Mas deficiência de vitamina D ocorre de forma assintomática e pode ser evidenciada em um atraso de desenvolvimento dor óssea, hipocalcemia, hipofosfatemia, infertilidade, tetania e osteomalácia sintomas que podem atrasar na manifestação.

  • Estudos recentes mostraram que a vitamina D desempenha um papel importante no sistema imune adaptativo o que reduziria o risco de doenças autoimunes, de infecções e na prevenção de outras doenças como osteoporose e redução do risco de dor da artrite.
  • Há também estudos sobre os benefícios e o efeito preventivo da vitamina D nas doenças cardiovasculares, distúrbios neuropsiquiátricos, depressão, esclerose múltipla, Parkinson, Alzheimer, câncer, diabetes e o efeito regulatório na glândula ] tiróide .

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Os principais fatores do risco de deficiência de vitamina D são:

  1. A baixa ingestão de alimentos ricos nesta vitamina e exposição solar inadequada.
  2. Outros fatores menos comuns são as queixas hepáticas e renais
  3. Doenças causadas por má absorção intestinal (como a doença celíaca)
  4. A deficiência de vitamina D também pode ser decorrente do uso de alguns medicamentos ou causas genéticas.

Uma deficiência transitória de vitamina D pode ocorrer durante os meses de inverno especialmente em latitudes com baixa irradiação de luz ultravioleta. Uma ingestão de alimentos com alto teor de vitamina D reduz significativamente os riscos .

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20 alimentos ricos em vitamina D

A quantidade diária recomendada por dia para pessoas entre 1 e 70 anos é de 600 UI (Unidades Internacionais), o que equivale aproximadamente a 1.000 a 1.300 miligramas.

Da mesma forma, deve ser lembrado, por um lado, que a exposição aos raios UV compensa sintetizando essa vitamina, e que a incorporação dos alimentos pode variar dependendo do modo de preparação.

Comida Proción (UI) Unidades internacionais
Óleo de fígado de bacalhau para cada colher de sopa 924 IU
Peixe branco (defumado) 85 gramas 436 IU
Cavala (na grelha) 100 gramas 352 IU
Cogumelos Portobello (na grelha) 85 gramas 316 IU
Sardinhas frescas 1 xícara 300 IU
Salmão (grelhado) 100 gramas 284 IU
Sardinha (em salmoura) 100 gramas 184 IU
Arenque (cozido) 75 gramas 161 IU
Truta (cozida) 75 gramas 148 IU
Atum (em salmoura) 100 gramas 144 IU
Queijo derretido gordo 1 xícara 125 IU
Leite 250 mililitros 103 IU
Margarina vegetal 1 xícara 88 IU
Fígado de cordeiro 1 xícara 80 IU
Carne de porco (cozida, vários cortes) 85 gramas 60 IU
Queijo de cabra fresco 1 xícara 56 IU
Fígado de galinha 1 xícara 52 IU
Creme para montar 1 xícara 44 IU
Fígado bovino frito 100 gramas 36 IU
Gema cada 32 IU

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Há também muitos alimentos enriquecidos em vitamina D e cálcio, como cereais matinais e diferentes produtos lácteos, que são, em muitos casos, importantes contribuições na dieta de diferentes países.

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Toxicidade devido ao excesso de vitamina D

Os casos de envenenamento por vitamina D são muito raros, a exposição prolongada ao sol ou a ingestão excessiva de alimentos naturalmente ricos em vitamina D não causam intoxicação.

Para ser envenenado, pode ser devido a uma sobredosagem na formulação de medicamentos, suplementos alimentares e alimentos fortificados.

Os sintomas de toxicidade incluem perda de apetite, náusea, vômito, constipação, poliúria, polidipsia, desorientação e perda de peso.

A intoxicação por D vítreo mantida ao longo do tempo pode levar a hipercalcemia ou hipercalciúria e hiperfosfatemia, levando à perda óssea, pedras nos rins e calcificação de vasos sanguíneos e rins, se não for tratada a tempo.

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Fontes

  • "Vitamina D em pediatria", Almeida ACF, Nogueira-de-Almeida, CA Ferraz IS. Universidade de Ribeirão Preto. Inernational Journal of Nutrology, dezembro de 2017.
  • "Risco de baixos níveis de vitamina D na população e como a fortificação alimentar pode corrigi-los". Yorleny Araya Quesada, leia Wexler Goering, Elba Cubero Castillo e Carlos Alberto Padrón Pereira. Universidade da Costa Rica Revista Venezuelana de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Dezembro de 2017.
  • "Alimentos fontes de cálcio e vitamina D". Health Link BC, British Comumbia. Janeiro de 2017
  • "Funções totalmente reconhecidas de nutrientes: vitamina D". Bárbara Santarosa Emo Peters, Lígia Araújo Martini. Grupo de Trabalho sobre Alimentos Fortificados e Suplementos, Comitê de Nutrição, Instituto Internacional de Ciências da Vida do Brasil. Setembro de 2015.
  • "Diretrizes Dietéticas 2015-2020" Apêndice 12. Fontes Alimentares de Vitamina D. Escritório de Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde, Gabinete do Subsecretário de Saúde, U.S. Departamento de Saúde e Serviços Humanos.
  • Tabelas de composição de alimentos. Gonzalo Martín Peña. Universidade de Granada.

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